Setembro 21, 2024
Hoje celebramos Santa Marta de Betânia, aquela que acolheu o Senhor Jesus em sua casa!  Muitas felicidades para aqueles que levam seu nome
 #ÚltimasNotícias

Hoje celebramos Santa Marta de Betânia, aquela que acolheu o Senhor Jesus em sua casa! Muitas felicidades para aqueles que levam seu nome #ÚltimasNotícias

Hot News

Hoje, 29 de julho, é comemorado Santa Marta de Betâniaaquela que acolheu o Senhor Jesus em sua casa.

Como diz a Família Cristiana:

“Ela é a mulher faz-tudo que, junto com sua irmã Maria, em Betânia, perto de Jerusalém, acolheu o Senhor Jesus em sua casa e, por ocasião da morte de seu irmão Lázaro, ressuscitado por Cristo, professou: «Tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que vem ao mundo”.

Seu nome significa “senhora”.

Ela é a protetora das donas de casa, empregadas domésticas, hoteleiros, estalajadeiros e cozinheiros. Os primeiros a dedicar-lhe uma celebração litúrgica foram os franciscanos em 1262.

Marta é irmã de Maria e Lázaro de Betânia, uma aldeia a cerca de três quilómetros de Jerusalém.

Jesus adorava ficar na casa hospitaleira deles enquanto pregava na Judéia.

Por ocasião de uma destas visitas Marta aparece pela primeira vez. O Evangelho apresenta-na-nos como a mulher da casa, atenta e ocupada para acolher dignamente o hóspede bem-vindo, enquanto a sua irmã Maria prefere sentar-se calmamente ouvindo as palavras do Mestre. Não nos surpreende, portanto, a censura que Marta faz a Maria: «Senhor, não te importa que minha irmã me tenha deixado sozinha para servir? Então diga a ela para me ajudar.”

A resposta de Jesus pode soar como uma censura à dona de casa ativa: «Marta, Marta, você está preocupada e preocupada com muitas coisas; só é necessário um: Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada”. Mas não é uma censura, comenta Santo Agostinho:

«Marta, você não escolheu o mal; No entanto, Maria escolheu melhor do que você.”

No entanto, Maria, considerada modelo evangélico de almas contemplativas já por São Basílio e São Gregório Magno, não parece figurar no calendário litúrgico: a santidade desta doce figura de mulher é inquestionável, pois foi confirmada para ela pelas próprias palavras de Cristo; mas é apenas Marta, e não Maria ou Lázaro, que aparece no calendário, como que para retribuir a sua atenção atenta à pessoa do Salvador e para a propor às mulheres cristãs como modelo de laboriosidade.

A abatida e incompreendida profissão de dona de casa é resgatada por esta santa atuante chamada Marta, que significa simplesmente “senhora”.

Marta reaparece no Evangelho no dramático episódio da ressurreição de Lázaro, onde pede implicitamente o milagre com uma simples e estupenda profissão de fé na onipotência do Salvador, na ressurreição dos mortos e na divindade de Cristo, e durante um banquete em que participa o próprio Lázaro, recentemente ressuscitado, e também desta vez ela se apresenta como uma mulher para todos os ofícios.

A lição que o Mestre lhe deu evidentemente não dizia respeito à sua louvável laboriosidade, mas à sua excessiva preocupação pelas coisas materiais, em detrimento da sua vida interior.

Não temos informações historicamente verificáveis ​​sobre os anos subsequentes do santo, embora abundem os contos lendários.

Os primeiros a dedicar uma celebração litúrgica a Santa Marta foram os franciscanos, em 1262, no dia 29 de julho, ou seja, oito dias depois da festa de Santa Maria Madalena, indevidamente identificada com sua irmã Maria”.

A todas aquelas chamadas Marta desejamos um feliz Dia do nome.

Siga-nos nas redes sociais:

Hotnews.pt |
Facebook |
Instagram |
Telegram

#hotnews #noticias #AtualizaçõesDiárias #SigaHotnews #FiquePorDentro #ÚltimasNotícias #InformaçãoAtual

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *